Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

Bolo de chocolate

Bolos de chocolate há tantos! Difícil é escolher qual receita seguir. Eu escolhi esta do blog "no reino da paparoca" e não me arrependi, tão cedo não experimento outra, o bolo ficou tão fofinho que não dá para parar de comer.

Ingredientes:
100g de chocolate em pó
280g de farinha
350g de açúcar
220g de água quente
100g de óleo
4 ovos
1 c. de sopa de fermento

Untar uma forma com manteiga, polvilhar com farinha e ligar o forno a 180ºC.
Colocar a borboleta na bimby, os ovos e programar 6 minutos, 37º, velocidade 3. Quando terminar programar mais 4 minutos, velocidade 3 (sem temperatura).
Adicionar o açúcar, o chocolate em pó, o óleo, a água e programar 4 minutos, velocidade 4. Retirar a borboleta.
Adicionar a farinha, o fermento e ligar 20 segundos, velocidade 6.
Colocar na forma e levar ao forno durante 40 minutos.



Ficou tão mas tão bom que em menos de 1 dia duas pessoas desapareceram com ele. Ainda quentinho estava fofinho por dentro e estaladiço por fora! Não precisa de coberturas nem outras macacadas!

domingo, 9 de março de 2014

Tarte de chocolate e caramelo

Esta receita é do blog "mãe, posso lanchar?" e não descansei enquanto não a fiz, deve ser comida com moderação, para além das milhentas calorias é um bocado enjoativa... mas é óptima!

Ingredientes:
Massa quebrada (de compra ou caseira)
160g de natas
200g de chocolate preto (usei 100g de chocolate preto e 100g de chocolate de leite)
20g de manteiga
200g de molho de caramelo (aproximadamente)

Estender a massa em cima do papel vegetal e forrar uma tarteira com o papel voltado para baixo (a massa de compra costuma vir já com uma folha de papel vegetal). Colocar feijões ou grão em cima da massa para ela não subir (há umas bolinhas de porcelana próprias), eu não tinha nada disto por isso pus cinco formas de queques. Levar ao forno a 180º até ficar dourada a gosto. Deixar arrefecer.
Deitar sobre a massa o molho de caramelo (receita anterior) e colocar no frigorífico para solidificar um pouco.
Para o ganache aquecer as natas num tacho sem deixar ferver, retirar do lume, juntar o chocolate em pedaços e misturar bem. Adicionar a manteiga e misturar novamente. Deitar este preparado por cima do caramelo e levar ao frigorífico.




Molho de caramelo

Este molho é óptimo! Para gelados, bombons, tartes, crepes... a receita é do blog "mãe, posso lanchar?" e descobri-a quando fiz a tarte de chocolate e caramelo que vem já a seguir! Sempre tive algum receio de fazer caramelo em casa mas é muito fácil.

Ingredientes:
150g de açúcar
100ml de natas
25g de manteiga

Cortar a manteiga em pedaços e colocar no frigorífico até ser precisa.
Colocar o açúcar num tacho e deixar derreter em lume brando, até ficar com cor de caramelo. Nunca mexer com colher para o açúcar não cristalizar, ir abanando o tacho. Assim que estiver uniforme retirar do lume.
Entretanto aquecer as natas sem ferver, convém que já estejam quentes quando o caramelo estiver pronto porque este começa logo a endurecer. Adicionar as natas ao caramelo muito progressivamente e envolver bem.


Conserva cerca de 1 semana no frigorífico. Com o frio o molho solidifica, basta aquecer um pouco para ficar mais líquido.