Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Molotof

Nunca passei cartão a Molotof mas o meu marido adora e tentou fazer um. Não lhe correu lá muito bem porque mingou e não se parecia nada com aqueles Molotof das montras. Na altura eu provei um bocadinho e nem parecia ser mau de todo. Depois de ter feito o pudim de São Bernardo sobraram-me 24 claras e pus a mão na massa para ver se o meu saía melhor que o dele. Baseei-me em várias receitas e truques, uma delas do blog "mesa para 4".

Ingredientes:
12 claras
13 c. sopa de açúcar (o nº de claras + 1)
Caramelo a gosto

Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar uma forma com caramelo ou margarina.
Bater as claras em castelo até começarem a ficar cremosas. Sem deixar de bater, adicionar o açúcar e caramelo a gosto. Continuar a bater até ficar tudo bem envolvido. Eu diria que estive cerca de 15 minutos a bater as claras, no fim estavam com aspecto de iogurte grego e triplicaram o volume.
Colocar a mistura na forma e bater na mesa para sair o ar.
Levar ao forno durante 12 minutos (1 minuto por cada clara), desligar o forno e deixar o Molotof lá dentro pelo menos meia hora. É natural que mingue um pouco, não se entusiasmem com o tamanho que ele atinge enquanto está no forno!
Desenformar morno ou mesmo frio.



 Para primeira vez saí-me muito bem! Este Molotof desfazia-se na boca!

Sem comentários: