Páginas

domingo, 22 de junho de 2014

Saladas de verão

Como eu amo uma boa salada, seja verão ou inverno! Ultimamente tenho comido muitas! Para os ingredientes é só dar asas à imaginação. Eu sou muito esquisita e só ponho alface, queijo mozzarela e atum ou frango. Ás vezes fiambre e queijo desfiado, milho... mas sou mesmo esquisita. Tempero com molho vinagrete, receita do livro base da bimby.

Ingredientes para o molho vinagrete:
50g de vinagre
150g de azeite
1 c. de chá de mostarda
1 c. de chá de orégãos

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 1 minuto, velocidade 5.


Sopa de cenoura

Eu não tenho aquele toque para sopas. Não tenho nenhum toque para sopas. Há sempre um legume (ou vários legumes) a mais (ou a menos) que me estraga tudo. Lá decidi tentar seguir uma receita que indicasse as quantidades todas, tim tim por tim tim, porque eu adoro sopas e tenho tido uma alimentação tão má que ando cheia de gana de as comer. Decidi-me por esta receita do mundo de receitas bimby e fiquei fã... igualzinha à da minha avó!

Ingredientes:
200g de cebola
1 dente de alho
30g de azeite
300g de batata
100g de cenoura
50g de agrião (50g porque era a quantidade que o pacote tinha mas pode ser a gosto, quem diz agrião diz espinafres, juliana, caldo verde...)
1l de água
2 caldos de galinha

Colocar a cebola e o alho no copo e picar, 5 segundos, velocidade 5. Acrescentar o azeite e refogar 5 minutos, varoma, velocidade 3
Juntar no copo as batatas e a cenoura em pedaços pequenos, a água e os caldos de galinha, a varoma com os agriões e programar 25 minutos, varoma, velocidade 1.
Retirar a varoma e triturar a sopa progressivamente durante 1 minuto, velocidades 5-7-9.
Juntar os agriões e está pronta a comer.


Comi-a toda sozinha ao jantar. Amanhã há mais!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Bifes enrolados em fiambre e queijo com molho cervejeira

Esta não fui buscar a outro sítio que não seja a minha cabeça. O meu marido adorou e diz que comia todos os dias.

Ingredientes:
Bifes de perú (ou outro) q.b.
Fiambre e queijo (1 fatia por cada bife, de queijo podem ser duas)
Caldo de galinha granulado
Margarina e 1 fio de azeite
1 Knorr molho cervejeira
100ml de água

Temperar previamente os bifes com o caldo granulado (ou apenas sal e pimenta, como for preferível).
Estender o bife e por cima colocar uma fatia de fiambre, uma ou duas de queijo, enrolar e prender com palitos ou corda.
Numa frigideira levar ao lume a margarina com 1 fio de azeite (para não queimar). Quando derreter e estiver bem quente colocar os bifes. Deixar fritar e ir virando (se a frigideira tiver tampa usá-la, se não tiver utilizar uma folha de papel de alumínio a fazer de tampa).
Depois de bem fritos retirar e no molho que ficou na frigideira colocar o Knorr molho cervejeira e 100ml de água (esta quantidade dá molho para 2 pessoas, se for necessário mais é só colocar mais um caldo e 100ml de água). Depois de bem envolvido voltar a colocar os bifes, envolvê-los bem e está pronto.


Servir com batata frita ou arroz e salada. A foto foi o meu marido que tirou a tentar imitar os pratos pouco recheados do Masterchef mas depois da foto encheu o prato até não poder mais. Agora não se cala com os bifes.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Leite de aveia

Acabou-se o leite em pó da minha filhota, ela já tem 1 ano, não queria gastar um balúrdio em mais latas de leite em pó, não queria de maneira alguma dar-lhe leite de vaca e também não queria aqueles leites especiais. Então deram-me a dica e decidi fazer-lhe leite de aveia, barato e óptimo para a saúde. Uso-o para as papas e volta e meia também lho dou no biberão. A receita é do blog "o feitiço da cozinha".

Ingredientes:
90g de flocos de aveia
1,5l de água
50g de açúcar amarelo

Pulverizar a aveia no copo bem seco, 20 segundos, velocidade 10.
Adicionar a água e programar 18 minutos, 90º, velocidade 3.
Acrescentar o açúcar e programar mais 2 minutos, 90º, velocidade 3.
Passar por um coador, guardar no frigorífico e consumir no prazo máximo de 5 dias.



Pode-se adicionar umas gotas de extracto de baunilha.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Bolo de chocolate

Bolos de chocolate há tantos! Difícil é escolher qual receita seguir. Eu escolhi esta do blog "no reino da paparoca" e não me arrependi, tão cedo não experimento outra, o bolo ficou tão fofinho que não dá para parar de comer.

Ingredientes:
100g de chocolate em pó
280g de farinha
350g de açúcar
220g de água quente
100g de óleo
4 ovos
1 c. de sopa de fermento

Untar uma forma com manteiga, polvilhar com farinha e ligar o forno a 180ºC.
Colocar a borboleta na bimby, os ovos e programar 6 minutos, 37º, velocidade 3. Quando terminar programar mais 4 minutos, velocidade 3 (sem temperatura).
Adicionar o açúcar, o chocolate em pó, o óleo, a água e programar 4 minutos, velocidade 4. Retirar a borboleta.
Adicionar a farinha, o fermento e ligar 20 segundos, velocidade 6.
Colocar na forma e levar ao forno durante 40 minutos.



Ficou tão mas tão bom que em menos de 1 dia duas pessoas desapareceram com ele. Ainda quentinho estava fofinho por dentro e estaladiço por fora! Não precisa de coberturas nem outras macacadas!

domingo, 9 de março de 2014

Tarte de chocolate e caramelo

Esta receita é do blog "mãe, posso lanchar?" e não descansei enquanto não a fiz, deve ser comida com moderação, para além das milhentas calorias é um bocado enjoativa... mas é óptima!

Ingredientes:
Massa quebrada (de compra ou caseira)
160g de natas
200g de chocolate preto (usei 100g de chocolate preto e 100g de chocolate de leite)
20g de manteiga
200g de molho de caramelo (aproximadamente)

Estender a massa em cima do papel vegetal e forrar uma tarteira com o papel voltado para baixo (a massa de compra costuma vir já com uma folha de papel vegetal). Colocar feijões ou grão em cima da massa para ela não subir (há umas bolinhas de porcelana próprias), eu não tinha nada disto por isso pus cinco formas de queques. Levar ao forno a 180º até ficar dourada a gosto. Deixar arrefecer.
Deitar sobre a massa o molho de caramelo (receita anterior) e colocar no frigorífico para solidificar um pouco.
Para o ganache aquecer as natas num tacho sem deixar ferver, retirar do lume, juntar o chocolate em pedaços e misturar bem. Adicionar a manteiga e misturar novamente. Deitar este preparado por cima do caramelo e levar ao frigorífico.




Molho de caramelo

Este molho é óptimo! Para gelados, bombons, tartes, crepes... a receita é do blog "mãe, posso lanchar?" e descobri-a quando fiz a tarte de chocolate e caramelo que vem já a seguir! Sempre tive algum receio de fazer caramelo em casa mas é muito fácil.

Ingredientes:
150g de açúcar
100ml de natas
25g de manteiga

Cortar a manteiga em pedaços e colocar no frigorífico até ser precisa.
Colocar o açúcar num tacho e deixar derreter em lume brando, até ficar com cor de caramelo. Nunca mexer com colher para o açúcar não cristalizar, ir abanando o tacho. Assim que estiver uniforme retirar do lume.
Entretanto aquecer as natas sem ferver, convém que já estejam quentes quando o caramelo estiver pronto porque este começa logo a endurecer. Adicionar as natas ao caramelo muito progressivamente e envolver bem.


Conserva cerca de 1 semana no frigorífico. Com o frio o molho solidifica, basta aquecer um pouco para ficar mais líquido.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Mil folhas com creme de pasteleiro

Eu ADORO mil folhas, há muito tempo que queria fazer em casa e depois de ter visto no blog da Luísa Alexandra o quão fácil é botei mãos à obra!

Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada quadrada

Para o creme de pasteleiro:
200g + 50g de leite
75g de açúcar
Casca de 1 limão
15g de farinha
15g de maizena
2 gemas de ovo

Para o glacé:
200g de açúcar
1 clara de ovo
Algumas gotas de sumo de limão
1 c. sopa de cacau em pó

Pulverizar as 200g de açúcar para o glacé, 10 segundos, velocidade 10. Reservar.

Num recipiente pesar a farinha, a maizena, juntar 50g de leite e misturar bem com um garfo. Adicionar as gemas e voltar a misturar bem.
No copo colocar 200g de leite, 75g de açúcar, a casca do limão e programar 8 minutos, 90ºC, velocidade colher. Retirar a casca do limão, juntar a mistura de farinhas, leite e ovos e programar mais 8 minutos, 90ºC, velocidade 2.
Transferir para um recipiente, tapar com película aderente colando-a ao creme para não ganhar crosta e deixar arrefecer no frigorífico.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Desenrolar a massa folhada e cortá-la em três rectângulos iguais (usei um cortador de pizza). Colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e picar bem a massa com um garfo para não crescer muito. Levar ao forno até ficar dourada a gosto.

Depois de arrefecido o creme de pasteleiro e a massa folhada, preparar o glacé.
Com uma vara de arames bater as claras em espuma (não em castelo). Juntar o açúcar em pó, alternando com algumas gotas de sumo de limão, mexendo sempre até ficar uma mistura espessa. Separar 2 colheres de sopa dessa mistura e juntar o cacau em pó, envolvendo bem.

Por fim montar o mil folhas. Colocar uma placa de massa folhada com a base mais lisa para cima (a que ficou em contacto com o tabuleiro para ser mais fácil colocar o creme) e cobrir com creme de pasteleiro a gosto. Colocar outra placa de massa folhada com a base mais lisa para cima e voltar a cobrir com creme de pasteleiro a gosto. Colocar a última placa de massa folhada, também com a base mais lisa para cima, e cobrir com glacé, também a gosto. Para as riscas colocar o bico de pasteleiro mais fino no dispára-biscoitos e usar a imaginação para enfeitar o mil folhas com o glacé de cacau. Para criar o efeito de ondulação basta passar com um pau de espetadas.




sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bolo de limão com sementes de papoila

Esta receita é da revista "teleculinária especial robot de cozinha" e adoro! Dá para fazer sem as sementes de papoila.

Ingredientes:
250g de açúcar
250g de farinha
150g de margarina
5 ovos
1 c. sobremesa de fermento
Casca de 1 limão
20g de sementes de papoila
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Aquecer o forno a 180 ºC.
Deitar o açúcar, a casca de limão e ligar 40 segundos, velocidade 10. Juntar os ovos, a margarina e programar 30 segundos, velocidade 6.
Adicionar o fermento, a farinha e ligar 20 segundos, velocidade 6. Passar com a espátula e voltar a ligar 20 segundos, velocidade 6. Juntar as sementes de papoila e programar 1 minuto, velocidade colher.
Verter o preparado para a forma e levar ao forno durante 40 minutos.


Não tenho foto do bolo aberto porque depois de experimentar desapareceu...
Decorar com açúcar em pó

Bolonhesa de atum

Esta receita foi para desenrascar, retirei do blog "receitas rápidas e fáceis".

Ingredientes:
2 latas de atum
1/2 cebola
1 dente de alho
Azeite q.b.
Colorau q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Orégãos q.b.
Vinho branco
4 c. sopa de polpa de tomate

Picar a cebola, o alho e refogar em azeite.
Adicionar o atum escorrido e desfiado, o colorau, o sal, a pimenta, os orégãos e misturar. Regar com o vinho branco e deixar apurar.
Juntar a polpa de tomate, deixar um pouco a tomar gosto e rectificar os temperos se necessário.
Servir com esparguete.


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Molotof

Nunca passei cartão a Molotof mas o meu marido adora e tentou fazer um. Não lhe correu lá muito bem porque mingou e não se parecia nada com aqueles Molotof das montras. Na altura eu provei um bocadinho e nem parecia ser mau de todo. Depois de ter feito o pudim de São Bernardo sobraram-me 24 claras e pus a mão na massa para ver se o meu saía melhor que o dele. Baseei-me em várias receitas e truques, uma delas do blog "mesa para 4".

Ingredientes:
12 claras
13 c. sopa de açúcar (o nº de claras + 1)
Caramelo a gosto

Pré-aquecer o forno a 180º.
Untar uma forma com caramelo ou margarina.
Bater as claras em castelo até começarem a ficar cremosas. Sem deixar de bater, adicionar o açúcar e caramelo a gosto. Continuar a bater até ficar tudo bem envolvido. Eu diria que estive cerca de 15 minutos a bater as claras, no fim estavam com aspecto de iogurte grego e triplicaram o volume.
Colocar a mistura na forma e bater na mesa para sair o ar.
Levar ao forno durante 12 minutos (1 minuto por cada clara), desligar o forno e deixar o Molotof lá dentro pelo menos meia hora. É natural que mingue um pouco, não se entusiasmem com o tamanho que ele atinge enquanto está no forno!
Desenformar morno ou mesmo frio.



 Para primeira vez saí-me muito bem! Este Molotof desfazia-se na boca!

sábado, 18 de janeiro de 2014

Pudim de São Bernardo

Esta também é da revista "teleculinária especial robot de cozinha", sempre preferi esta revista à oficial da bimby. A receita é simples, não ter bimby não é desculpa porque se adapta facilmente!

Ingredientes:
400g de açúcar
300g de leite
24 gemas
Caramelo líquido q.b.

Pré aquecer o forno a 180º e untar uma forma com o caramelo.
Colocar o leite e o açúcar no copo da bimby e programar 5 minutos, 100º, velocidade 2.
Deitar as gemas num recipiente, mexe-las um pouco e juntar o preparado anterior em fio, mexendo sempre. Verter para a forma e levar ao forno, em banho-maria, durante aproximadamente 40 minutos.
Espetar um palito para verificar a cozedura, retirar do forno e deixar arrefecer no banho-maria. Depois desenformar e servir.



Não é suposto ficar tão torrado por fora, na revista está assim:


Mas eu não li bem a receita e não levei ao forno em banho-maria LOL mas ficou delicioso na mesma!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bolo caramelo

Esta receita é da revista "teleculinária especial robot de cozinha" e adoro!

Ingredientes:
250g de farinha
250g de açúcar
100g de manteiga
100g de caramelo líquido
100g de leite
6 ovos
1 c. de sobremesa de fermento em pó
Margarina para untar
Açúcar para polvilhar

Untar uma forma com margarina e polvilhar com açúcar. Pré-aquecer o forno a 180º.
Encaixar a borboleta no copo, deitar as claras e programar 6 minutos, velocidade 4. Reservar num recipiente grande.
Retirar a borboleta, deitar as gemas, a manteiga, o caramelo, o leite, o açúcar e ligar 30 segundos, velocidade 6
Juntar o fermento, a farinha e programar mais 30 segundos, velocidade 6. Passar com a espátula nas paredes do copo e ligar novamente mais 30 segundos, velocidade 6
Juntar a mistura às claras, envolver delicadamente, verter para a forma e levar ao forno durante 45 minutos.
Servir polvilhado com açúcar em pó.




domingo, 12 de janeiro de 2014

Camarões à moda da minha tia

Adoro estes camarões e nem a gravidez me impediu de os comer!

Ingredientes:
Camarões q.b.
2 limões
Alho q.b.
Azeite q.b.
1 noz de margarina
Mostarda q.b.
Piri piri a gosto

Umas horas antes, ou de um dia para o outro, descongelar e descascar os camarões deixando só a cabeça e o rabo e temperar com o alho e o sumo dos limões.
Num tacho colocar o azeite, a margarina e levar ao lume. Quando estiver bem quente colocar os camarões para fritarem, vão começar logo a ganhar a corzinha laranja. Juntar a mostarda, o piri piri e ir mexendo.
Provar o molho e rectificar os ingredientes se necessário. Servir com pão.


A minha filha já estava a querer por a mão na massa! Ou melhor, nos camarões!
Não é necessário descascar os camarões, eu faço-o para ser mais fácil de comer depois. Importante é não os deixar sem casca nenhuma porque as cascas é que dão sabor, por isso é que deixo as cabeças e os rabos.